PÃO DE TRIGO E AVEIA
INGREDIENTES
Pré-fermento
- 5 gr de fermento de padeiro em pó (tipo “fermipan”);
- 2 colheres de chá de farinha de trigo;
- 1 colher de chá de mel;
- 100ml de água morna;
Massa
- 250 gr de farinha de trigo tipo 65;
- 150 gr de farinha de trigo integral;
- 50 gr de farinha de aveia;
- 1 colher de café de sal;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 200 ml de água morna;
- flocos de aveia q.b.
PREpARAçÃo
Fazer primeiro o pré-fermento. Numa taça deitar o fermento de padeiro em pó, a farinha de trigo, o mel e a água morna, mexendo bem até dissolver. Deixar descansar 15 minutos. ao fim deste tempo duplicou o volume do preparado e formam-se umas bolhinhas à superfície. O fermento está ativado e pronto para o passo seguinte.
Na taça da batedeira, juntar as farinhas misturadas com o sal. Adicionar o azeite, o fermento ativado e a água. Mexer e bater muito bem até a massa ficar elástica e macia, na máquina amassar durante cerca de 5 minutos, se for à mão amassar 10 a 15 minutos. Esta massa fica meio pegajosa.
Deitar a massa numa taça grande ou um alguidar de barro (como o da foto), tapar com um pano, abafar com uma manta e deixar em local morno (eu ponho o alguidar dentro de um outro com água morna, para manter um ambiente morno). Deixar levedar assim durante 1 hora. Ao fim deste tempo a massa terá duplicado o seu volume.
Pré-aquecer o forno a 220ºC, com ventilação.
Untar uma forma retangular (de bolo inglês) com azeite e passar a massa para a forma.
Nas fotos, podem ver o aspecto da massa já levedada ainda no alguidar e depois na forma, polvilhada com uns flocos de aveia e pronta para ir para o forno.
Logo que o forno esteja na temperatura de 220ºC, colocar a forma no meio do forno.
A massa vai crescer novamente dentro do forno até ao cimo da forma e ao fim de cerca de 30 a 40 minutos (depende um pouco do forno, por isso convém verificar ao fim deste tempo se o aspecto já é o de pão cozido). Para verificar se o pão está bem cozido, ao bater na superfície deste deve fazer um som “seco” e a côdea estar dura.
Retirar do forno e colocar o pão a arrefecer em cima de uma grelha e tapado com um pano. Cortar em fatias quando estiver já morno e…com um pouco de manteiga, é uma delícia…
História da minha receita
Nada se compara ao cheiro do pão acabado de sair do forno…! Com a pandemia e a dificuldade de sair de casa todos os dias para compras, comecei a experimentar fazer o meu próprio pão…e afinal com alguma experiência adquirida, o pão que eu faço fica uma delícia e é o que me sabe melhor.