O peito do pato (magret)


Magret de pato

Ingredientes

  • 1 peito de pato limpo mas com a pele;
  • sal;
  • pimenta moída na hora;
  • sumo de laranja;
  • 1 colher (sopa) de mel;
  • 1 cálice de vinho do Porto ou vinho Madeira;

Para um molho de frutos vermelhos

Substituir o sumo da laranja e o mel por compota do fruto escolhido (mirtilos, ameixas, framboesas, etc).

Preparação

Com a pele virada para cima fazer uns golpes em diagonal e por forma a formar uns losangos sobre a pele, tendo o cuidado de não chegar até à carne. Temperar de ambos os lados com um pouco de sal e pimenta moída no momento. Numa frigideira antiaderente, em frio e sem qualquer gordura, colocar o peito do pato com a pele virada para baixo, ligar em lume médio/baixo e deixar fritar até a pele estar bem estaladiça. A carne cozinha na própria gordura que vai saindo do pato. Quando a pele estiver bem estaladiça virar o peito do pato e deixar cozinhar do outro lado, até alourar bem. Retirar para um prato e deixar a carne descansar. Durante este tempo a carne ainda vai cozinhar interiormente e vai largar alguns sucos.

Na mesma frigideira e na gordura que foi deixada, juntar o sumo de laranja, o mel e o vinho do Porto ou Madeira e deixar ferver até reduzir para um molho espesso.

Fatiar o peito do pato transversalmente, colocar no molho, deixando incorporar um pouco e servir. O acompanhamento pode ser variado, a gosto: Ex: arroz selvagem, ou arroz de passas (na foto), puré de batata doce, puré de couve-flor e sempre um pouco de salada verde. Decorar a gosto.