É tempo de favas…
A minha mãe Regina fazia esta receita e foi com ela que aprendi a gostar de favas. Os acompanhamentos acrescentei-os mais tarde, quando comecei a cozinhar este prato…e cá em casa todos gostam.
Ingredientes
- Favas descascadas q.b. (Para2 pesssoas);
- Dentes de alho laminados 4;
- 1 ramo de coentros;
- 1 ramo de hortelã;
- chouriço de sangue;
- chouriço de carne;
- azeite;
- sal
Preparação
Num tacho pôr os dentes de alho laminados e cobrir com azeite. Quando começar a fervilhar e sem deixar queimar o alho, juntar as rodelas dos chouriços, o ramo de coentros e o ramo de hortelã (o ramo de coentros é imprescindível) e deixar fritar ligeiramente os chouriços. Juntar as favas lavadas e escorridas e um pouco de sal (pouco porque os chouriços já têm sal). Tapar bem o tacho e sacudir por forma a que tudo se misture bem. Com o lume no mínimo e o tacho bem tapado, deixar “suar” as favas durante cerca de 15 minutos, sacudindo o tacho de vez em quando. Durante este tempo, as favas cozem apenas com os molhos dos chouriços, praticamente “ao vapor”. Agora deitar um pouco de água a ferver, apenas a cobrir as favas, aumentar o lume, mexer bem e deixar ferver até as favas estarem cozinhadas, mexendo de vez em quando para não deixar pegar ao fundo. Se necessário deitar um pouco mais de água a ferver. No final deve ficar apenas um pouco de molho no fundo do tacho.
Para acompanhamento eu faço ovo frito com salsa e uma salada de alface!…a alface dá um ar de frescura ao prato e combina bem com o sabor “forte” das favas.